"12 ANOS ESCRAVO"

Ontem fui à estreia de "12 anos escravo" e posso dizer com franqueza que há uma década que um filme não me incomodava tanto. (Desde "A paixão de Cristo").

O filme conta a história de um homem negro do século XIX que, após uma vida normal em sociedade no norte dos EUA, é raptado e levado para o sul como escravo.
Obrigado a fingir que não era livre, este GRANDE homem passa por vários "donos" e por muitas provações até que, 12 anos depois, encontra alguém a quem pode (em segurança) pedir ajuda para voltar a ser livre.

Gostei do argumento, baseado numa história verídica, achei todas as atuações muito boas... está bem realizado e parece-me um bom bom candidato aos Óscares.
Mas é muito violento do ponto de vista emocional. É poderoso e inquietante! Perturba e revolta, pelo menos quem é mais sensível a injustiças e desrespeito pelos direitos humanos.
Não consigo perceber como é que o ser humano consegue ser tão mau para os seus semelhantes, mas a verdade é que cenas como aquelas passaram-se na realidade e não foi apenas nos EUA...

Eu acho que vale a pena ver, mesmo saindo inquieto do cinema!!!

Comentários

Enviar um comentário

Booking.com