BRINQUEDOS NA ESCOLA?

A minha filhota mais velha gosta imenso de brincar e não perde uma oportunidade para o fazer.
Na escola, na hora do intervalo, aproveita também para dar largas à sua imaginação e brincar muito, mesmo muito. Ela brinca ao faz-de-conta, ela brinca com bonecas (barbies, polys, nenucos...), ela brinca a inventar canções e teatros...
Felizmente, mesmo felizmente, a professora não se importa que os alunos levem brinquedos para a escola, desde que não brinquem em sala de aula e que, evidentemente, os pais se responsabilizem em caso de avaria ou perda.
E a minha filhota aproveita bem esta ideia da professora! Ela leva sempre brinquedos... combina com as amigas o que vão levar, levam a contar com todos os que querem brincar e lá vai carregada com uma segunda mala. Não me faz a mínima confusão.
Os brinquedos, para mim, não são para fazer coleção, são mesmo para USAR. Quero que ela brinque com todos e tire deles o máximo proveito, mesmo correndo o risco de os partir ou perder. E, por mim, não vejo nenhum problema (só boas contrapartidas) deste partilhar de brincadeiras na escola. (Também o permito enquanto professora e vejo como os miúdos andam MUITO mais felizes e menos conflituosos!)

No entanto, hoje tive um "desentendimento" por causa desta minha posição, se bem que não foi preciso chegar a sair da assertividade. Por causa dos brinquedos, mais concretamente da arrumação deles na dita mala, quando fui buscá-la à escola estive imenso tempo à espera que chegasse ao portão. Não aparecia e entrei para ver se tinha acontecido alguma coisa, já que não sabia o porquê da demora.
- A sua Matilde está lá em cima ainda a arrumar a tralha das bonecas. Ai, ai, tem de começar mas é a se habituar a não trazer bonecas para a escola.- disse uma auxiliar quando perguntei por ela.
- Não, não tem. Ela tem é de se habituar a arrumá-las mais cedo para estar pronta quando eu chegar.
- Então e depois como é para o ano? Já vai para o 4.ºano e continua a trazer brinquedos?- volta a questionar-me?
- Sim... nem problemas nenhuns.
- Mas tem de se habituar a não trazer. Depois vai para o quinto...
- E continuará a levar, se ela quiser. Qual é o problema?

Felizmente a conversa não continuou porque ela apareceu, mas já estava a começar a aborrecer-me e iria ter de dizer à senhora que era preferível ela brincar do que fazer disparates e perguntar-lhe se não achava que um dos problemas de muitas crianças e adolescentes era não terem brincado o suficiente! E iria sair da assertividade que tanto ando a treinar...
Mas será que só eu vejo como é importante brincar? Mas será que toda a gente acha que uma criança de 8 anos tem de se habituar a não brincar na escola? Mas o que quer o mundo que um criança faça de mais saudável do que brincar? Não é a escola o local onde mais tempo estão com as amigas para poderem ser crianças juntas? Habituar a não brincar? Que é isso? Eu sou adulta e ainda gosto! Brinquei com bonecas até aos 12 anos e deveria ter sido até mais tarde...
Ora esta!!!!!!

Comentários

  1. CONCORDO em pleno!!!!! Digo todos os dias aos meus aluno. Tragam brinquedos!!!!! As meninas já se organizaram e é vê-las nos cantinhos que o recreio permite a montarem as casinhas de bonecas e a brincarem com muita satisfação.
    Já os rapazes centram-se na bola e aí surgem mais conflitos... :))) BRINCAR sempre! Prefiro assim do que ter meninas e meninos sem saberem o que fazer na hora do intervalo.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Booking.com