ORGANIZAR AS PAPELADAS DE UM LAR

Cá em casa sou eu quem trata das papeladas: fazer pagamentos de serviços (luz, gás, condomínio, seguros,
telemóveis...), organizar as respetivas faturas/recibos, organizar documentos para IRS, etc..

Não sou particularmente amiga de papéis, mas sou organizada, o que facilita a tarefa.
Também não temos contas muito complicadas a fazer, mas consigo que o sistema de "burocracias" vá funcionando bem porque uso algumas estratégias que, cá em casa, fazem sentido:
- Faço os pagamentos por débito direto (com limite de desconto estabelecido) e aponto na agenda aqueles que não ocorrem todos os meses (tipo o seguro dos carros), pois os outros sei-os de cor;
- Uso o homebanking do meu banco para tudo o que posso (controlando as contas com facilidade);
- Recebo fatura eletrónica de todos os pagamentos (excepto a água) e descarrego-as para uma pasta própria do computador;
- Vou colocando todo o restante correio relacionado com a casa e/ou contas numa caixa de madeira que tenho como decoração;
- De vez em quando (tipo trimestralmente) organizo estes papéis num dossiê onde tenho micas para as diferentes situações, deixando as necessárias preparadinhas para preencher o modelo do IRS;
- Quando tenho faturas para mandar para a ADSE, preparo-as e entrego-as nos meus serviços.

Até ao momento, tudo tem corrido bem desta forma, não ocupando muito tempo útil, mas há um outro hábito que quero desenvolver:
- Apontar na agenda e cumprir o período em que devo ligar para as empresas a deixar a leituras dos contadores (gás, luz e água).

Comentários

  1. Boa, mana! Eu tb faço tudo isso.....erghhh...mentira! Tenho quem seja mais organizado do que eu.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Booking.com