FORMAÇÃO E MOMENTOS PARA MIM

Nas duas últimas quartas-feiras participei numa ação de formação promovida pelo Agrupamento de Escolas Fragata do Tejo, onde trabalho, com o tema "Sentimento de Si".
Nesta formação, dinamizada pela psicóloga que connosco trabalha, a Dra. Sandra Santos, falámos muito sobre autoestima, autoconfiança e assertividade, procurando entender de que forma a nossa vida pessoal e profissional, quase sempre "condicionada" pelo tempo, pode ser mais saudável e como a relação com os outros pode ganhar com o aumento destas três características.

Como já fiz (e vou continuar a fazer) psicoterapia, posso dizer que estas cinco horas de formação quase funcionaram como uma "terapia de grupo", onde professores de várias áreas e ciclos puderam colocar dúvidas, falar sobre si e as suas vivências, dar exemplos e opiniões, partilhar estratégias e participar em dinâmicas que nos confrontaram com o "eu" e o "tu", à procura de melhors relações.

Gostei bastante da formação e senti um real investimento de tempo, pois aprendi e refleti, traduzindo-se aqueles momentos num aumento da minha bagagem de seguranças, que às vezes está um pouco mal abastecida.
Para além de tudo o que me ofereceu, esta formação estimulou em mim a vontade de "me mimar" mais, de tirar pequenos momentos diários para mim, para fazer o que gosto e não é obrigatório, para perceber que também mereço e que não preciso sentir-me culpada por isso. Esta tem sido, na realidade, um dos grandes desafios dos dois últimos anos: pensar em mim sem culpas nem medos, aprendendo a ser assertiva e estabelecer relações mais saudáveis. E este foi mais um passo na direção certa.

E gostaria de deixar registado um desses momentos só meus.
Entre as aulas e a formação, tirei uma hora e pouco só para mim... Fui até à praia ver a água, sentir o cheiro da maresia e ouvir o som das pequenas ondas, num local onde o mar se junta com o rio Tejo, acompanhada de um café e uma boa leitura, de pé descalço na areia e permitindo-me estar em silêncio...


Comentários

Booking.com