"UM COMPANHEIRO INESQUECÍVEL"

Esta noite foi atribulada e, para mim, nada como uma boa leitura para sossegar a alma e deixá-la flutuar até ao espaço e tempo em que retoma a calma e a tranquilidade e volta ao sono. (Melhor só se for o calor do corpo dos meus filhos adormecido junto ao meu!).
Assim, e porque estava ansiosa por saber como terminava a história de amor que Susana Tamaro conta em "Um companheiro inesquecível", aproveitei-me do sabor das palavras e devorei o resto o que me faltava do livro.
Posso dizer que adorei... a história, a escrita, o encadeamento dos acontecimentos...

Neste livro, a autora leva-nos ao mundo mágico do amor entre uma senhora idosa e um animal que encontrou e que se tornou o seu grande amigo: o Luisito, um papagaio. Anselma representa uma professora aposentada, viúva, a viver sozinha, contando apenas com os telefonemas semanais e alternados dos dois filhos que fizeram as suas vidas longe dela. O papagaio representa o amor sincero que pode uma pessoa realmente sentir, desinteressado e puro, quando todo o resto parece representar o fim.
A história leva-nos a pensar no poder do amor e em como as novas vidas podem (ou não) tornar-se ocas e meros passar dos anos. A mim, confirmou-me mais uma vez que o amor é o ingrediente principal de um caminho que tem de ser recheado de momentos e pessoas que nos fazem felizes, pois viver só por viver é sobreviver e todos merecemos mais do que isso.

Além de todo o prazer que me deu esta leitura, estiveram também sempre presentes as pessoas que me ofereceram este livro, que pensaram em mim quando o compraram. Uma amiga especial, com duas filhas igualmente especiais, que foram 2 alunas meigas e atentas com quem tenho uma relação única. Uma amiga que ultrapassou limites, mantendo-se sempre dentro deles, que juntou e separou ao mesmo tempo três das nossas faces. Ontem amiga-encarregada de educação-amiga, hoje amiga-professora-amiga, muito bem me conhece e escolheu esta história por isso mesmo.
Beijocas especiais para a Aida, a Isabel e a Matilde. Adorei, amigas!!

Comentários

Booking.com