MATILDE E MARIANA: BEST FRIENDS

Orgulhosamente tenho de dizer que a minha filha de 7 anos tem sido, para mim, um grande exemplo do que é ser amiga de verdade. E ainda tenho tanto a aprender com ela!

Hoje fiz um desvio nas minhas rotas habituais para satisfazer um grande desejo da minha filha e levá-la à "Claire's" para gastar os primeiros 3 euros do dinheirinho que ganhou no Natal numa prenda simbólica mas que há tempos andava a desejar: dois colares de "BEST FRIENS", prateados, com metade de um coração que, juntos, foram um só símbolo do amor. Destinos: um para o seu percoço e outro para o da sua melhor amiga: a Mariana.

A Mariana e a Matilde conheceram-se há 7 anos e, desde aí, que são as melhores amigas uma da outra.
A Matilde adora a Mariana, sentindo por ela uma ternura que ultrapassa em muito os sentimentos mais verdadeiros das amizades adultas que conheço.
A Matilde é muito diferente da Mariana, o que as une em vez de as separar. Apesar de gostarem das mesmas brincadeiras, todas elas próprias de 2 meninas das suas idades, todo o resto é maioritariamente diferente, mas serve de complemento.
A Matilde gosta de estar com a Mariana, mas também está bem se ela estiver bem noutro lugar qualquer e com outras amigas. Gosta de brincar com ela, mas também gosta de brincar sem ela, com outras meninas. Prefere ser convidada para as mesmas festas, mas convive normalmente nas mesmas, quer ela esteja, quer não esteja.
Tem todo o prazer em vê-la feliz, mas diz-lhe o que pensa mesmo que isso lhe dê alguns minutos de tristeza, se for sinceramente o que pensa, se isso contribuir para a felicidade da amiga a longo prazo, se houver algo de errado com o que se passa à roda delas...
A Matilde tem saudades da sua amiga quando está algum tempo sem a ver e pede para ir brincar com ela ou para eu ir buscá-la para passar o tempo cá em casa. Não deixa de insistir quando quer estar com ela e pede para a levarmos a alguns sítios, dizendo algumas vezes que "a Mariana também devia gostar de aqui estar", mas entende as prioridades da sua amiga e respeita as suas preferências.
A Matilde é vaidosa e gosta de determinado estilo de roupa. A amiga tem outras escolhas e é mais discreta no vestir, mas ela adora comprar-lhe peças que sabe que vai gostar de receber, de emprestar-lhe o que é dela e a amiga gosta, de lhe dar o que já não lhe serve. Lembro-me de a ouvir dizer "Mãe, a Mariana fica tão fixe com aquelas calças dos corações!!!". A Matilde, se pudesse, arranjava uma peça para a amiga sempre que ganha uma para si, mas ao estilo do que a Mariana gosta e "combinando mentalmente" com o que ela tem e poderá vestir.
Apesar de já ler quando entrou para o 1.ºano, a Matilde acompanhava a leitura das primeiras palavras da amiga, lendo-as em silêncio, mexendo os lábios, como que a querer ajudá-la... como se, através do pensamento, as sílabas saltassem dela para a outra, rapida e corretamente...
A Matilde chega aborrecida a casa quando a amiga se envolveu em alguma confusão com as colegas, porque não sabe como ajudá-la. Mas faz de tudo para que a amiga não se aborreça com outras por causa dela.
A amiga Mariana é uma querida, uma menina meiga e doce e que eu adoro. É minha afilhada e tenho por ela um sentimento de sobrinha. É uma menina-princesa diferente da minha, mas também com muito para dar e para receber e, mesmo com todas as diferenças que têm, seja em defeitos ou qualidades, (ou talvez mesmo por causa delas), são as melhores amigas e ensinam-nos muito do que isto é na verdade.


A Matilde já anda de colar ao pescoço e está ansiosa por levar o outro colar, com a outra metade do mesmo coração, à amiga. Amanhã teremos de o ir entregar, porque é importante para ela este elo que as unirá ainda mais, não porque sim, mas porque na sua cabecinha aquela é uma peça importante e dirá muito mais que mil palavras quando estiver ao pescoço da Mariana.

Comentários

  1. Boas festas e um feliz 2013 com muita arte!

    Convido-a a visitar o meu cantinho:
    www.trapinhartes.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Olá minha querida! Tens-me comentado muito, mas nunca consigo retribuir, por vezes carrego no teu "nickname" da google e os teus post's não aparecem :( mas obrigada.

    As melhores amigas são tão lindas! É normal que a amizade delas seja muito mais verdadeira do que a dos adultos, pois elas vivem sem medos e são ingénuas, não estão preparadas para o Mundo... É isso que muitos de nós, adultos, invejamos nelas. Fazem com que tudo fique melhor e conseguem fazer amigos num ápice. Parabéns pela filha linda :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Minha amiga lá me fizeste chorar. Que lindo texto, sobre um sentimento tão forte que une duas meninas encantadoras. A minha Mariana não vive sem a sua Matilde e é todos os dias falada cá em casa. A Mariana recorda a amiga em vários locais e momentos da sua vida. Mas nos momentos mais importantes estão sempre juntas. Não lhe vou mostrar ainda esta postagem para que no momento em que ela receber esse colar mágico seja de completa surpresa. E eu tenho muito orgulho e sorte em ter como melhor amiga a mãe da melhor amiga da minha filha mais velha. Obrigada por tudo.
    p.s. - Não havia um colar tb para nós?

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Booking.com