AS QUINTAS-FEIRAS

Gosto das quintas-feiras... é um dia diferente na semana, com rotinas ligeiramente alteradas e um pouco mais de tempo de silêncio.
É o único dia da semana em que os meninos entram às 11h e saem às 17h30 e, por muita sorte, o meu marido também. (Normalmente entram às 9h e saem às 15h30, tal como eu, mas a cerca de 15 kms de distância).
Assim, não há necessidade de pressas pela manhã e eu ando muito "sozinha"... (Não é que não goste da companhia matinal e da azáfama louca dos outros dias!)

Às quintas levanto-me nas calmas, despacho-me em meia-hora e tomo o pequeno-almoço fora. 1 euro e pouco é o que pago no "Bom Bocado" do Continente, já quase perto da escola, por um pãozinho com manteiga e uma meia de leite. E sabe bem naquele dia ter uma primeira refeição diferente! Hoje era ainda tão cedo que estava fechada a minha cafetaria de eleição, mas fui ao Sr. Alberto e troquei uns dedos de conversa.

Depois, com calma, vou para a escola e recebo os meus alunos sem ser em cima da hora do toque.
Hoje receberam-me alegremente (ainda contentes com a saída de ontem) e ainda brincaram um pouco na sala, como tanto gostam, antes de começarmos a trabalhar.

Nesse dia, como tenho companhia de adultos, não levo almoço de casa e como no refeitório da escola. Os miúdos adoram e eu também (apesar do barulho). É lá que tenho conhecido melhor os meus alunos e muitos outros da escola, pois todos são mais crianças e falam de outra forma. Ganhei muitos amiguinhos quando lá almoçava quase diariamente, mas o preço da refeição subiu (4,20€) e assim optei por tentar poupá-lo levando marmita de casa. Mas à quinta torno-me "esbanjadora" e ainda converso com os colegas Ana e Nuno. LOLOLOL

No fim do dia, novamente sem pressas, umas vezes atendo pais e articulo estratégias, outras com os colegas das atividades de enriquecimento, outras converso com quem me "apanha" ao portão. Ou tiro fotocópias, ou vejo o meu mail, ou organizo trabalho ou saio dali e vou às compras ou simplesmente para casa sozinha tratar da roupa ou da casa. Hoje tinha consulta, mas troquei-a por uns bons momentos com a minha mãe, que estavamos ambas a precisar de estar juntas e sozinhas.

E pronto... com simplicidade e sem nada de extraordinário, aqui está porque gosto da quinta-feira.
Gosto e aproveito para ter um dia diferente e mais "só meu".

Mas não me arrependo de ter tomado a decisão de deixar os meus filhos na escola apenas o tempo estritamente necessário, não os deixando em atividades de que não gostam e não são obrigatórias, dando-lhes tempo para brincar enquanto ainda são crianças, estando mais perto deles para acompanhar o seu crescimento....

Comentários

  1. É sempre bom termos um dia que nos tira da rotina, mesmo que se torne também numa rotina! :)
    Beijinho

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Booking.com