PRESENTES DE PAIS

Antigamente, mal chegava o Natal, o aniversário ou o final do Ano Letivo, pais e familiares dos alunos chegavam à escola com um presente para o professor, especialmente (mas não só) no caso dos de 1.ºCiclo (antigo ensino primário). Como agradecimento, como forma de mostrar carinho ou cumplicidade, um presente era entregue pela criança, contente e ansiosa pela expressão do seu professor ao abrir o presente.
Isto também já aconteceu comigo e é por isso que hoje escrevo este post.

Penso que o maior agradecimento de um professor é, sem dúvida, o prazer de ver a criança a aprender, a crescer enquanto aluno e ser humano, a ultrapassar as suas dificuldades e a aprender a valorizar as suas capacidades. Este agradecimento estende-se aos pais quando se mostram participativos, atentos, interessados, colaborantes e disponíveis para ajudar os seus filhos, independentemente da forma como podem e/ou conseguem fazer.

Não tenho experiência de ter pais/encarregados de educação contra mim, em lado oposto das aprendizagens dos filhos, mas não tê-los de forma alguma é uma sensação má e de maior impotência, porque acredito que escola e familia têm de estar de mãos dadas no processo educativo das crianças.

No entanto, não posso deixar de aceitar quando algum dos meus alunos se dirige a mim de sorriso aberto e de saco na mão, à espera que abra um mimo seu e que lhes dê um abraço (daqueles que recebem diariamente mas extra) demonstrativo de que senti o seu agradecimento.

Foi assim ontem quando o T., a I., o P. e a A. chegaram à escola e me ofereceram um presente.
De sorriso rasgado, tão rasgado como o meu (para esconder a lágrima da despedida por 3 ou mais meses), me ofereceram uma lembrança que teve enorme significado, principalmente nesta altura em que os nossos dias têm cada vez mais cortes e austeridade.
Recebi um perfume, que pus de imediato, uma pulseira (de um aluno que sabe como gosto de pormenores e que sempre me dá algo para me enfeitar), uma fotografia minha feita a lápis de carvão emoldurada e uma capa de livro com marcador, feita pelas mãos habilidosas de uma mãe que precisa de um empurrão para vender mais das suas obras de arte.


Adorei tudo e recebi os presentes ainda com mais alegria, pois senti na cara dos 3 um contentamento fora do normal.
Obrigada por me mimarem assim.
Obrigada por me mimarem quando me aceitam como amiga no facebook, quando me pedem com ternura por SMS que olhe pelo "nosso" menino que está aborrecido, ou ajudam os vossos filhos a entender algum conteúdo que nao consegui fazê-lo entender logo, no meio de mais vinte alunos e, às vezes, de alguma vergonha. Obrigada por aparecerem quando peço, por vasculharem a casa à procura de lixo quando peço para a expressão plástica e por fazerem esticar o orçamento quando temos visita de estudo e vos peço contribuição.
Nem todos o fazem, por um ou outro motivo, mas muitos estão lá e as crianças sabem, sentem e agem.

Para a mãe do P., que tem um jeito de mão especial, aqui fica o link do seu blogue, "CANTINHO AZUL", que espero que muitos visitem e que comprem o seu artesanato bonito.
Aqui fica a imagem de mais 2 mimos que ela me deu noutras alturas:


Comentários

  1. =)
    é bom saber que recebeste miminhos, acho sempre importante os pais demonstrarem que pensam na pessoa que ensina os nossos filhos na escola, que com ele passa tanto tempo.
    Eu já fiz os meus miminhos, e espero que eles aqueçam também os corações da professora, educadora e auxiliares que acompanham os meus meninos. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Agradeço da sua parte a disponibilidade em promover o meu blog.
    mas não podia deixar passar em branco tudo o que fez e fará
    pelo meu pequenote ,pois a escola não é só aprender ,brincar e torna nos seres capazes de ler e escrever........
    Para mim a escola principalmente o 1ºciclo é uma segunda casa onde temos que nos sentir protegidos e amados .
    Para nós país é muito bom saber que vamos trabalhar e os nossos filhos ficam em boas mãos ,por isso agradeço mais um ano que passou com tantas novidades e alegrias por parte de todos.
    Um beijo e até para o ano.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Booking.com