HORTAS...

Ontem terminou a Ação de Formação sobre "Hortas Biológicas e Compostagem na Escola", a qual eu e o meu homem frequentámos durante umas semanas, às sexta-feiras, no final do dia.
Aprendi muitas coisas que me vão servir para a vida profissional e pessoal e senti-lo no final da formação é muito gratificante.
É sinal de que valeu a pena o investimento de tempo... É sinal de que posso continuar a acreditar que devemos investir em formações que nos levem a evoluir e não o devemos fazer apenas para subir na carreira (que até está congelada!) ou por ser "obrigatório"...
Aprender é algo mágico e outra das certezas com que fiquei foi que, seja com adultos ou crianças, quem ensina tem de acreditar viva e entusiasticamente no que diz para o transimir de forma motivante e envolvente. As burocracias associadas ao Ensino e a desvalorização dos professores pela Sociedade, está a levar os professores a perder este entusiasmo e é por ele que quero lutar...

Profissionalmente, os conhecimentos que adquiri deixaram-se com esperança no futuro da minha horta da escola e com muitas ideias para o próximo ano letivo. Já sei por onde começar e já trouxe ideias para envolver o trabalho prático nas disciplinas teóricas... fervilho de ideias e vou pô-las no papel, para entrarmos ainda mais a sério na "agricultura biológica" e aproveitarmos bem o que a terra tem para nos dar.



Pessoalmente, estamos (em família) a investir na nossa horta de varanda e há sempre novidades a aparecer no lado Este da nossa casa... vasos, garrafões e garrafas pet com morangueiros, couves, hortelã, cenoura, batatas, tomates, alfaces, coentros, poejo vão aparecendo... madeiras velhas, móveis recuperados, fitas... aproveitar o que há por aí e dar vida à nossa varanda é o que temos feito. Até as minhas plantas, que antes andavam quase sempre a morrer (ou secas ou afogadas) estão a ganhar ânimo no meio da horta. E começo mesmo a achar que até respiro melhor daquele lado da casa.



Comentários

  1. Olá Marisa! Vim agradecer a visita e a participação no meu sorteio! Gostei imenso da horta! prova fidedigna de que podemos ( e devemos) reciclar! Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Acho muito importante e de louvar o "passar" esses ensinamentos à geração mais nova.
    A sua horta está fantástica :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Booking.com