EXPOSIÇÃO DE BRINQUEDOS ARTESANAIS NO CCB

Quem me conhece sabe que adoro programas com e para os miúdos. Alguns dos nossos fins-de-semana têm passeios a 4, idas a quintas e cidades/lugares novos, atividades caseiras com todos, ou incluem idas ao teatro, cinema, museus e ateliês.
Já começava a achar que a coisa estava difícil neste último aspeto pois têm acontecido cada vez com mais frequência os telefonemas dos serviços educativos a desmarcar por falta de inscrições. Além disso, confesso, ouvi duas "bocas" que não me agradaram e que, por não ter respondido convenientemente na altura, acabaram por "mexer" comigo e me deixar dúvidas em relação à "excessiva estimulação cultural" dos meus filhos... (hoje já acho que é a Escola que não está preparada para miúdos com um nível cultural mais elevado!)

Não querendo ser mais chata, vou direta ao assunto: ontem estivemos numa fabulosa exposição de brinquedos antigos artesanais, feitos pelas mãos de Simão Bolívar, um artista brasileiro que a todos nos encantou.
Guiados pelo próprio autor, entrámos num mundo de magia, com brinquedos articulados, totalmente feitos de materiais reutilizados: latas, cápsulas, tampas, etc.

A exposição, patente no Centro Cultural de Belém até ao dia 15, é gratuita e merece o nosso tempo, pois tem "obras de arte" (como referiu a Matilde no trabalho sobre o fim-de-semana) que merecem o nosso aplauso.
O artista, com muita sensibilidade e simplicidade, duas qualidades que admiro no ser humano, mostrou-nos cada brinquedo, deixou as crianças mexerem neles, dando vida a um mundo imaginário, explicou como fez, falou sobre si e sobre a sua obra como se fizesse a coisa mais fácil do mundo...







 



Eu adorei. O marido adorou. Os miúdos adoraram.
E depois, já mais do que motivados, participámos em mais de 2 horas de ateliê, onde construímos 5 brinquedos simples e divertidos, que fizeram o imaginário das crianças e deram ideias profissionais aos adultos.




Foi uma tarde feliz, cujo cenário do rio Tejo, carregado de veleiros de variadíssimos tamanhos e feitios, ilustrou e fez crescer em nós um sentimento de fé e esperança no ser humano e no que de bonito consegue fazer com as mãos.

Comentários

  1. As nossas mãos são mágicas...nem temos noção do dom que Deus nos deu, ao nos dar um tão útil equipamento. Basta ter estímulos e imaginação. Adorei os trabalhos.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Booking.com