OS OVOS DAS GALINHAS DO SIMÃO

Os meus sogros têm um monte no alentejo, cujo terreno herdaram e que têm melhorado de ano para ano.
Nesse monte há imensas delícias para os meus filhos, que adoram lá estar: piscina, casa de madeira, relva, castelo na árvore, baloiços, areia para escavar, sótão, horta biológica, árvore, mato com sobreiros para andar de trator e apanhar bolotas e GALINHAS.

Sim, nesta mensagem apetece-me falar das galinhas do meu sogro, adotadas pelo Simão, que andam à solta pelo monte. O meu sogro cuida delas diariamente mas, quando lá vamos, os meus meninos ajudam e tomam conta, indo sempre buscar os seus ovos aos esconderijos habituais.

Assim, os meus sogros vão juntando os ovos das "galinhas do Simão" e dão-me muitos quando nos encontramos, sejam eles a vir a nossa casa ou nós a ir ao "monte".

Normalmente fico com imensos ovos. Dou logo alguns à minha mãe para os seus doces, que ficam mesmo mais amarelinhos, e guardo o resto. Desta vez, as malandras esmeraram-se e, sem dar conta, juntei aqui alguns que não estava a conseguir usar.

Então, ontem andei a "rentabilizá-los".

Procurei na internet (minha amiga desde os seus primórdios) e descobri forma de congelar as claras e as gemas. Então, congelei 8 claras, 4 em cada caixa, e 8 gemas (4 batidas em açúcar e outras tantas com sal). Agora, quando não tiver ovos e precisar de usar para doces ou salgados, é só pôr à temperatura ambiente e aguardar.


Estive também a fazer um pudim de coco na minha amiga Bimby, usando e adaptando a receita que vem na lata do leite de coco e que costuma sair sempre bem. Aqui fica a receita para os curiosos:

PUDIM DE COCO

Ingredientes:
- 1 lata de leite de coco (eu uso da "Koala")
- 7 ovos inteiros
- 150 gr de açúcar
- 20 gr de farinha de milho
- 1 colher de chá de fermento
- coco ralado
- mel

Modo de confeção:
- Juntar o leite de côco, os ovos, o açúcar, a farinha, o fermento e 20 gr de coco ralado na Bimby.
- Bater durante 1 min, na Vel. 4.
- Barrar uma forma de pudim com mel e pulvilhar com coco ralado.
- Deitar o líquido numa forma de pudim e colocar na Varoma da Bimby, tapado com papel vegetal e rolo de cozinha, fechando a varoma.
- Cozer durante 60 min., na temperatra Varoma, velocidade 2.
- Desenformar e deixar arrefecer.

Comentários

Enviar um comentário

Booking.com